domingo, 29 de maio de 2011

Tan Tien - Concentração



O termo Tan Tien ( ou Dan Tien, Hara em japonês) é uma denominação de origem chinesa que faz referência a um local onde devemos focar nossa mente (concentrar), nossa respiração e emoções. Faz parte de um sistema complexo de anatomia energética. Então, como os merdianos (canais energéticos), que podem ser mapeados em todas as pessoas, mas não vistos como os tendões e músculos, o Tan Tien corresponde a um centro energético onde a energia pode ser armazenada (mas não é visível como os órgãos do corpo). O Tan Tien Inferior (terra) fica um pouco abaixo do umbigo. Nele devemos focar nossa ayenção e mente. A razão está no acumulo da vitalidade absorvida pela respiração lenta e consciente. Direcionamos nossa atenção (concentração) e assim dispersamos  pensamentos diversos, confusos. Há um estado de plenitude (respiração, presença no aqui e agora) que não é distraído por influências emocionais, dúvidas ou medo. É um processo amplamente utilizado por técnicas e artes orientais de crescimento espiritual, aperfeiçoamento moral e físico: a meditação, Alquimia taoísta, as artes marciais em geral, o Qi Gong (Chi Kung), o Ikebana (arranjo floral), caligrafia, cerimônia do Chá, entre outras. No caso do Tai Chi Chuan, o trabalho do Tan Tien Inferior (terra)  trabalha o foco, a vontade, a vitalidade, a concentração. Devemos no final da prática recolher a mente e o Qi (energia) para o Tan Tien colocando as palmas um pouco abaixo do umbigo. Assim, poderemos sentir nosso centro, nossa respiração, e encontrar um momento de calma e interiorização. Neste processo, manter a mente concentrada nesta região é sentir o movimento energético do corpo (relaxamento, calor, tensão, musculatura, etc).
O Tan Tien  funciona como o centro físico do corpo (centro de gravidade). Pois, quando avançamos  devemos focar a atenção no centro. Assim, os ombros seguem o avanço do quadril. E quando recuamos com o foco no Tan Tien, os ombros recuam com o movimento do quadril. Unimos o alto (ombros, braços) com o baixo (quadril e pernas) pelo centro (Tan Tien-cintura-quadril).  
Para compreender e sentir os amplos aspectos do Tai Chi Chuan é fundamental entender e praticar a concentração e o acumulo energético no Tan Tien. Para isto se realiza técnicas especiais de Qi Gong, respiração e movimentos. O importante é manter o centro, e agir a partir do centro com consciência. Caminho do centro e atenção plena ao que se faz. Assim, será possível manter a saúde, foratelecer as estruturas e os encaixes corporais e desenvolver o aspecto energético.
Existem outros Tan Tiens. Cada um deles tem uma função específica. Hoje falamos do TanTien Inferior (mais baixo) que trata do corpo, da vitalidade.